9/11 Memorial e Museu

Nova York, NY

460.330 m²

Memorial inaugurado em 2012

Museu em obra (abertura prevista para 2013)

O projeto e construção do Museu e Memorial do 11 de Setembro, no local do World Trade Center, é um marco na história de Nova York. O escritório DBB participou do processo com a coordenação da execução do projeto do Memorial (praça de 8,5 acre com plantio de 300 carvalhos e as duas fontes que marcam o perímetro das torres do WCT) e como autor do projeto do Museu do 11 de Setembro (situado sob o nível da rua e da laje do Memorial).

O Museu é, antes de tudo, um acesso ao que restou da construção e do território originais. Concebido como uma grande rampa que lentamente desce até atingir o leito de pedra, fundação natural para os skyscrapers de Manhattan, seu interior dá acesso às antigas fundações, e ao muro de arrimo perimetral que resistiu às pressões laterais após o colapso. Essa rampa abriga também exposições, destacando-se do contexto por sua forma e materialidade.

Os projeto do complexo, que inclui o Memorial e o Museu, foram concebidos com premissas para alcalçar certificação LEED ® Gold.