Piscinas urbanas instantâneas / by clarissa morgenroth

Você consegue imaginar uma piscina ao meio de um canteiro de obras, ou ao longo da Park Avenue em Manhattan, ou mesmo numa caçamba? Nesse verão em NY surgiu uma linda piscina ao meio da construção do Parque da Ponte do Brooklyn. Foi feita quase sem verba, a pedidos da associação do bairro. Containers usados foram pintados e transformados em banheiros, depósito e lanchonete. Pedras e areia da construção foram usadas junto com a vegetação nativa ao longo do rio.

A piscina será usada a cada verão por alguns anos, até que um empreendedor se interesse pela área e banque seu desenvolvimento imobiliário. Por isso a piscina é conhecida como a POP-UP-POOL do Brooklyn e fez tanto sucesso no verão passado que havia uma fila de espera de uma semana para usá-la.

Essa iniciativa não é totalmente nova em Nova York. Como parte do “Summer Streets”, três piscinas foram montadas no meio da Park Avenue em 2010, bem em frente à Central Station, que é a estação de trem mais importante da cidade, numa área muito congestionada. Pra nao ficar atrás, aqui em Sao Paulo uma turma animada também está ocupando vagas de estacionamento com piscinas em caçambas de construção.