Multiuso Bandeirantes

São Paulo | SP

500.000 m²

Em terreno situado à marginal Tietê, em São Paulo, na intersecção com a rodovia Anhanguera, o projeto apresenta programa composto por um condomínio residencial vertical, um shopping center e uma torre comercial, com os estacionamentos e serviços decorrentes.

O conceito arquitetônico baseia-se no adensamento e vertticalização das unidades residenciais em torres de 24 à 42 andares, com aproximadamente 6 apartamentos por andar, dispostas de modo a maximizar a área do térreo e a boa insolação, minimizando o sombreamento. O desenho de um grande parque no sentido norte-sul do terreno, comum e central às torres residenciais organiza todo o projeto, estendendo-se por sobre a área do shopping Center e integrando-o ao complexo residencial com uma área ajardinada destinada aos esportes.

As áreas de estacionamento no subsolo foram estruturadas e posicionadas de modo a contribuir para a permeabilidade máxima do terreno, com a preservação de uma área permeável central ao longo do eixo longitudinal que possibilitará a coleta e reciclagem das águas pluviais. As torres se ligam ao jardim do térreo através de uma base rampada, que permite fácil transição entre os espaços públicos e privados. Ao lado dessas “rampas-programadas”, fossos abertos revelam as entradas das garagens, também permitindo a entrada de luz nos subsolos. Esse jogo de volumes cria uma “topografia” interessante que media a grande altura das torrres.

Além do jardim central, os volumes das torres residenciais apresentam também “páteos suspensos” denominados “sky gardens”, com o plantio de vegetação e destinação de lazer para o uso comum de cada torre.

Tabela de áreas:

- 1500 unidades residenciais com aproximadamente 245.000 m² de área bruta.

- 1 Shopping Center com aproximadamente 60.000 m² de área bruta.

- 1 Torre Comercial com aproximadamente 20.000 m² de área bruta.

- Estacionamentos com aproximadamente 197.000 m² de área bruta.

- Terreno com aproximadamente 180.000 m²