Plano da Vila Madalena

Vila Madalena, São Paulo | SP

A Vila Madalena é um bairro especial, com muito caráter e uma história importante como bairro boêmio e artístico. Tem uma vida social intensa e alto poder criativo, com mais de 50 instituições ligadas à indústria criativa. Com o aquecimento do mercado imobiliário a Vila está passando por grandes transformações e sua comunidade se mobilizou para questionar a rápida verticalização e consequente mudanças. 

O Plano Diretor de São Paulo prevê o desenvolvimento de Planos de Bairros, que deveriam ser elaborados pelas subprefeituras.Nosso estudo deu um start para um processo de discussão com a comunidade que resultara numa proposta para revisão do Plano Diretor.

Esse estudo parte dessa nova realidade e lança ideias de desenho urbano para um desenvolvimento sustentável do bairro baseado nos princípios de uma cidade pedestre, compacta, diversa, ambientalmente sustentável e economicamente saudável. Por vezes são proposições simples e concretas, outras vezes são proposições que pedem a mudança do nosso zoneamento, usando práticas comuns em outras cidades do mundo como exemplo. Em todos os casos, baseia-se no principio de que uma boa cidade nao se constrói sem o entendimento entre os poderes públicos e privados.